![EAD Tecnologia e Educação](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpBL32DyXUbCjboNr7_ITCcCJ5iyLpb3af6XIUOP1biNPIj2D47HnB_wolOi0D-HsgYn8E0PsdYAgcwCpMeOlMqtbzWKmNhZymSDsXbv3sCzC98wWUIbXANRq3V7T_tjyLEtjj2eH3YQE/s1600/IMG-20200425-WA0022.jpg)
É com muito carinho que iniciamos esse blog que tem o intuito de compartilhar um pouco sobre a educação a distância, o que é, qual a metodologia, quais cursos oferecem e quais não. Traremos aqui algumas dicas de como se organizar para os estudos e tudo o mais que acharmos interessante. Espero que gostem e participem! Bem vindos!!! Paula Meireles Bonfim Marília Santos Silva Ivonete Pereira dos Santos
segunda-feira, 4 de maio de 2020
As Principais Dúvidas do EAD
As Principais Dúvidas do EAD
Fazer um curso a distância, seu funcionamento é bem simples e prático. Por exemplo, em cada semestre, são cursadas as disciplinas previstas na matriz curricular da graduação, com as aulas e o material didático disponibilizados em uma plataforma online.
Você acessa de acordo com sua própria rotina de estudos e, periodicamente, realiza as atividades propostas pelo seu tutor EAD. Para se comunicar com ele, basta utilizar o ambiente virtual de aprendizagem, enquanto, com os seus colegas, por outro lado, deve-se usar o fórum.
Sempre que precisar complementar os estudos, você pode contar com o suporte de tutoria por meio da plataforma. E, também, há um polo, conforme a sua localidade escolhida, em que vão ocorrer as atividades presenciais, como provas, práticas profissionais e defesas de trabalhos (incluindo o da conclusão de curso).
De acordo com Ronchi, Ensslin e Reina (2011, p. 3), o ensino a distância é o “amplo campo de ensino não tradicional onde sistemas de comunicação são utilizados para conectar os recursos, alunos e instrutores”.
Moore e Kearsley (2008) acreditam que a modalidade pode ser compreendida por meio de uma visão sistêmica, envolvendo tanto a instituição de ensino quanto os fatores político, econômico e social, entre outros. Nesse sistema, cuja integração entre os setores internos é tão importante, os autores criaram um modelo conceitual que evidencia a sistematização do processo de produção e gestão da EaD, de maneira que o gestor possa compreender cada etapa do processo e como cada uma das partes envolvidas influencia as possibilidades de sucesso ou insucesso do curso.
Vale a pena fazer?
Um curso EAD traz vantagens que influenciam positivamente a otimização da sua rotina e aprimoram a sua relação com os estudos podemos destacar que aulas da EAD são virtuais e disponibilizadas por meio de uma plataforma a que você tem acesso online, o aluno tem total autonomia para montar a própria rotina de estudos de acordo com os horários que melhor lhe convêm, sem comprometer os seus afazeres pessoais e profissionais, o conteúdo do curso está sempre disponível na plataforma. Basta você acessar do smartphone, tablete ou computador e pronto.
Ou seja, além de poder interagir e tirar suas dúvidas com o tutor a distância e com os demais colegas no fórum de discussão, você pode rever as aulas desde que cumpra o calendário acadêmico proposto.
Legislação sobre EAD no Ensino Superior no Brasil
Por se tratar de uma forma nova de educação, onde as definições quanto à função docente estão ainda em construção, destacaremos alguns pontos nesse sentido dos principais disposições legais que tratam da EaD. Pode-se dizer que o marco legal da expansão apresentada foi o artigo 80 da LDB (Lei 9.394 de 1996), cujo caput dispõe que “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada”.
Para compreender como ocorre a organização do ensino superior público a distância no Brasil, necessário se faz compreender um pouco do funcionamento do próprio ensino superior brasileiro, sua estrutura funcional e as legislações que o regulamentam, findando na especificidade da sua oferta na modalidade EAD.
Elucida-se como a organização do ensino superior brasileiro ocorre na atualidade, compreendendo como o governo federal regula os diversos tipos de estabelecimentos de ensino superior públicos e privados. Essas escolas de ensino superior são organizadas na forma de universidades, centros universitários, faculdades e os Institutos Federais de Ensino Técnico e Tecnológico.
Um Pouco da História da Educação a Distancia (EAD)
A educação a distância, ou EAD como também é chamada, é um modelo de ensino, onde o aluno e professor estão separados fisicamente, no entanto, estão conectados no meio virtual mediante as inovações que a tecnologia oferece para manter essa ligação.
Esta modalidade surgiu da necessidade de as pessoas adquirirem o conhecimento, que é obtido principalmente em uma formação acadêmica, para se profissionalizarem e seguirem uma carreira, mesmo quando não podiam frequentar uma instituição de ensino, independentemente de qual fosse o motivo que as impedisse.
Para atender a essa demanda, os centros de educação no mundo evoluíram e passaram a oferecer uma alternativa com as mesmas atividades educativas que ocorrem na modalidade presencial, porém, por meio do ambiente virtual.
Isso acontece graças à tecnologia, que permite a criação de espaços online (as plataformas) tão interativos e produtivos quanto à sala de aula, sem que o aluno precise sair de casa ou tenha que parar a rotina que tem para acompanhar e se formar no curso de sua escolha.
Links de acesso:
http://portal.mec.gov.br/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000100239
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-6971201500040020
Ivonete Pereira dos Santos
Assinar:
Postagens (Atom)